Como é o meu costume de todas as quinta-feiras, ontem estive na sessão ordinária da Câmara de vereadores de Itajaí. E para minha surpresa encontrei o nosso companheiro de luta e amigo pessoal Presidente do Sindicato dos Arrumadores e também da Intersindical Ricardo Alexandre, e também o presidente do Sintac, companheiro Luiz Graff.
Luiz Graff estava com um bom número de guardas portuários presentes na sessão, pois vieram reivindicar seu direito de trabalhar dentro do Porto. Não estão pedindo nada de anormal, apenas querem garantir o mercado de trabalho. Pois na área do Porto que está sob concessão do operador APM, foram contratados funcionários de uma empresa de segurança para fazerem a ronda no Cais (trabalho que por lei é da guarda portuária). E o medo destes trabalhadores é que já foi anunciado pela autoridade portuária e pela administração pública municipal que até meados do ano que vem todo o restante do Porto será também arrendado. E eu pergunto O que sobrará para eles? " Queremos um debate amplo para discutir-mos o assunto, mas o executivo do município tem se negado à nos atender" disse Graff.
COMPANHEIROS ISSO É UMA VERGONHA, E UMA FALTA DE RESPEITO COM O TRABALHADOR. Não podemos continuar elegendo pessoas que querem compromisso com os sindicatos portuários somente em época de campanha eleitoral. Tá na hora de acordarmos.
Também o presidente da Intersindical fez uso da palavra e falou sobre o Edital que o APM lançou no último dia 9, e pediu apoio dos Srs vereadores porque o salário que a empresa oferece é bem inferior ao que a categoria já conquistou inclusive em contratações anteriores com o antigo TECONVI, hoje APM. E a suposta isonomia a qual se referem com a PORTONAVE deve ser melhor analizada. O que eu também concordo.
Quando foi aberta a tribuna ao plenário, todos os vereadores que discurssaram prometeram ajudar (E eu estarei lá todas as quinta-feiras para cobrar de cada um deles). Mas o que julgo importante é o que foi dito pelo presidente da casa vereador Pisseti que assumiu o compromisso de enquanto durar a sua legislatura (31/12/2012), não permitirá que abra-se licitação para arrendamento do Porto, tampouco será feita qualquer modificação nas leis municipais referentes ao Porto, sem que antes se discuta o assunto com os sindicatos dos trabalhadores. Também o Presidente Pisseti convocou publicamente os 12 vereadores para se reunirem com os representantes municipais (Prefeito e Superintendente do Porto), e também os representantes dos trabalhadores inclusive o presidente da estiva será convidado, para discutirem sobre o assunto.
Em off, o Presidente Ricardo me disse que esta reunião ficou agendada para a próxima quarta-feira 25, e eu tentarei de todas as formas participar desta reunião.
Companheiro vamos adiante, porque a luta é árdua, mas Deus ajuda quem se esforça. Que Deus Abençõe à todos nós portuários. Fiquem com Deus, Abração!
Sandro Vargas.
Legal...Sandro muito bom saber que vc esta usando de varios caminhos para nos informar...contineu assim e que Deus te abençoe cada vez mais...e manda convites de novo para quem ainda não acessou seu blog, quem sabe o pessoal começa a debater aqui iria ser legal vlw
ResponderExcluir